Contador de acessos

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

7 dicas simples para comer mais e melhor

7 dicas simples para comer mais e melhor

Durma mais, coma um chocolatinho, planeje seu almoço...

1. Se dê um agrado de vez em quando
Muitos regimes cortam de vez alimentos que adoramos, como chocolate, batatinha frita... e é aí que eles acabam falhando pois o efeito é o mesmo de uma pessoa que trabalha 365 dias por ano sem nenhum feriado: ela simplesmente fica louca! Por isso, mesmo de dieta, permita-se comer ao menos uma vez por dia um pouquinho desses alimentos: dois quadradinhos de chocolate ao invés da barra inteira já vão te deixar mais tranqüila!

2. Faça lanchinhos entre as refeições
Quando você fica muito tempo sem comer, acontecem duas coisas: seu metabolismo diminui (e passa a queimar menos calorias) e seu descontrole diante da comida (quando você resolver se alimentar) aumenta. É super importante fazer lanchinhos entre as refeições, principalmente à tarde. Só não abuse das calorias: um lanche de 150 calorias são suficientes para deixar seu corpo satisfeito nessas horas.
O que comer?
Uma barrinha de cereal, uma fruta ou pequenas porções de frios magros, como uma fatia de queijo branco.



3. Durma pelo menos 7 horas por noite
Falta de sono influencia o ganho de peso: os hormônios que controlam o apetite ficam alterados e pessoas com sono tendem a comer mais gorduras e açúcar para se sentirem estimuladas.

4. Planeje o que vai comer
Quando estiver na cantina da escola ou na padaria perto da sua casa, preste atenção em quais são as opções de lanche mais saudáveis nesses lugares. Um sanduichinho de peito de peru com queijo branco ou um cheeseburguer? Uma vitamina de morango ou um milk-shake? Lembre-se disso quando estiver com pressa ou sem idéia do que comer, para não acabar atacando a primeira coisa que ver pela frente!



5. Coma fibras no café da manhã
Fibras são a chave para impedir que você coma em excesso! Isso acontece porque elas enviam sinais de “já comi o suficiente” para o cérebro. O ideal é come de 30g a 35g de fibras por dia. Começando já de manhã, há uma boa chance de atingir a sua cota!

Onde encontro fibra?
No café na manhã: cereais e frutas como maçã e goiaba.
Nas refeições: arroz e massas integrais, brócolis, cenoura, couve-flor e espinafre.

6. Pense duas vezes antes de adicionar molhos e outros complementos
Quanto mais simples for sua comida, melhor. Isso porque complementos, mesmo os saudáveis, somam calorias desnecessárias ao seu prato. Molhos, caldas, frutas secas, croutons, tomate seco, cogumelos e alcachofra, por exemplo, estão na lista dos alimentos que até parecem inofensivos mas acabam pesando nas calorias. Se você não abre mão desses acompanhamentos, escolha um por vez.



7. Coloque os vegetais como prioridade no seu cardápio

Ao fazer seu prato, imagine uma pirâmide: os vegetais devem estar na base, em maior quantidade, depois vêm as proteínas, e, na ponta, os carboidratos. Dessa forma você não deixa de comer nada, mas se alimenta de uma forma bem mais saudável. E há vários jeitos gostosos de comer vegetais: além da salada, eles ficam uma delícia grelhados e cozidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário